Saboreie delcias da culinria mexicana

29/04/2010

clique para aumentar
ou diminuir o texto

O México possui uma gastronomia muito variada, com diferentes pratos típicos, doces e bebidas tradicionais para cada estado, região e povo. A base da cozinha mexicana está em três produtos: milho, feijão e chili, um tempero feito com pimenta arbol ou passila, cominho, orégano e alho, usado para condimentar carnes, frutos do mar, cozidos e hambúrguer.

Mas é nas tortilhas que está a alma da cozinha do México. Tão antigas quanto o próprio país, são feitas de forma quase artesanal. No processo, os grãos de milho são cozidos, triturados e amassados até formarem uma massa consistente. Após modelada, é colocada sobre uma chapa quente até que fique dourada e flexível. Uma vez prontas, as tortilhas podem ser servidas das mais diversas formas possíveis: frias, quentes, fritas ou tostadas. E, para degustá-las, pode-se escolher entre um recheio de vegetais, carne, frijoles (feijões) e a tradicional guacamole, uma pasta cremosa preparada à base de abacate.

Para acompanhar, o ideal é a cerveja mexicana, tão conhecida quanto o mais tradicional aperitivo do país, a tequila, bebida que nasceu e é produzida exclusivamente na região de Tequila, no estado de Jalisco, e é servida para brindar a felicidade e a saúde.

Ingredientes para Tortilha:
1/2 colher de chá de sal
1/2 e 3/4 de xícara de água
2 colheres de sopa de gordura vegetal hidrogenada
2 xícaras de farinha de trigo

Modo de Preparo:
Deixe a gordura vegetal em temperatura ambiente. Dissolva o sal na água morna. Misture a farinha de trigo com a gordura vegetal utilizando a ponta dos dedos, até obter uma textura de areia grossa. Acrescente a água aos poucos até obter uma massa lisa e elástica que não grude nas mãos. Coloque em uma tigela, cubra com um pano úmido e deixe descansar por cerca de 30 minutos. Divida a massa em 8 bolas (tamanho de bolinhas de ping pong) e com a ponta dos dedos vá dando a forma de um disco à bolinha, cerca de 12 cm de diâmetro. Enfarinhe levemente os dois lados do disco e abra com o rolo até obter cerca de 22 cm de diâmetro e 2 mm de espessura (como uma pizza pequena bem fina). Aqueça uma chapa de ferro ou frigideira pesada e antiaderente e coloque para grelhar 1 tortilla por vez, grelhando 1 minuto de cada lado. Retire da frigideira e empilhe as tortillas dentro de um pano dobrado para que o vapor mantenha a umidade. Utilize conforme necessário.

Fonte: site Terra

Cadastre seu email e receba nosso informativo

Voluntários da Pátria, 475 22ºandar | sala 2211 | 80020-926 | Fones: (41) 3232 4821 |  (41) 3521 5460