Chocolate: como aproveitar suas propriedades benficas

21/05/2010

clique para aumentar
ou diminuir o texto

por Raphael Ramirez

Nos momentos de stress, angústia ou correria, muita gente recorre ao chocolate para dar aquela relaxada. É o caso do frentista Aparecido de Mello que, nas horas vagas do emprego, não desgruda do tablete do doce. “Se fico um bom tempo sem chocolate parece que falta alguma coisa. Não tem gente que é viciado em cigarro, café, cerveja? O meu vício é no bombom”, brinca.

A nutricionista Aline Rafaela Grahl de Lara (CRN8-5049) explica que no doce há substâncias que nos fazem bem, mal e nos dão sensação de bem estar. “Como todos os alimentos, o chocolate possui efeitos bons e ruins para nossa saúde. O que ele pode nos trazer de bom é a riqueza de sais minerais como potássio, sódio e magnésio, além de poder estimular as pessoas a terem calma, com substâncias que são chamadas de endorfina”, conta. Outra substância presente no chocolate é a teobromina, que possui o mesmo efeito da cafeína, dando sensação de prazer e bem estar.

Mas a ingestão do chocolate tem suas armadilhas: há também aqueles componentes que se forem ingeridos em quantidades erradas, podem nos trazer malefícios, como explica a nutricionista. “Os únicos componentes que não nos fazem bem são a gordura e o açúcar, pois possuem um alto nível, e podem aumentar o colesterol e conseqüentemente engorda”. É aquela história: se a quantidade for exagerada, pode resultar em ganho de peso, diabetes e aumento no colesterol.

Como quase tudo na vida, os prós e contras surgem no consumo: se for controlado, o benefício é que ajuda no coração e controla a pressão arterial. Além do que, segundo Aline, um determinado tipo de chocolate traz mais benefícios do que imaginamos. “O chocolate meio amargo possui baixo teor de açúcar e ajuda na memória do idoso, por causa das substâncias que possui. Também não é agressivo para os diabéticos por não possuir alto teor de açúcar, mas não pode comer em excesso devido a cafeína e o alto teor de gordura”, alerta.

E qual a medida para sabermos o quanto comemos, se é saudável ou em excesso? A nutricionista nos explica. “Se fôr em forma de bombom é aconselhável 1 bombom por dia. Já se for em forma de barra, 2 tabletes por dia”. E o chocolate não precisa ser consumido apenas como bombom ou tablete: você pode utilizá-lo em receitas que aumentam ainda mais seu potencial de benefícios para nossa saúde. “Existem várias receitas com chocolate que valorizam seus benefícios, mas existe uma, que é Mousse de chocolate com Pistache, uma receita menos calórica, pois contém o chocolate meio amargo e principalmente o Pistache, que é saudável para a saúde e o mousse não fica tão enjoativo”, indica Aline

Confira abaixo duas receitas sugeridas pela nutricionista:
Mousse de chocolate meio amargo e mousse de chocolate branco com Pistache


Ingredientes

Mousse de chocolate meio amargo

360g de chocolate meio amargo picado
1/2 lata de creme de leite
2 claras
2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro

Mousse de chocolate branco com pistache
360g de chocolate branco picado
1/2 lata de creme de leite
2 claras
2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
150g de pistache picado


Para a montagem
1 embalagem de biscoitos recheados sabor chocolate (160g), picados grosseiramente


Para decorar
Fios de ovos
Cerejas


Preparo
1. Derreta o chocolate meio amargo no micro-ondas (potência média por dois minutos).
2. Acrescente o creme de leite, mexa bem e reserve.
3. Leve à batedeira as claras e bata em ponto de neve. Junte aos poucos o açúcar de confeiteiro sem parar de bater.
4. Desligue a batedeira, despeje aos poucos o chocolate e mexa delicadamente para a musse ficar fofa.
5. Para o mousse de chocolate branco com pistache, repita o mesmo procedimento.
6. Depois de pronto, acrescente o pistache e mexa delicadamente.
7. Num refratário, monte da seguinte forma: mousse de chocolate meio amargo, biscoitos, mousse de chocolate branco com pistache.
8. Finalize mesclando as duas mousses e decore com biscoitos, cerejas e fios de ovos.
9. Leve à geladeira por três horas.

Rendimento: 10 porções
Nutricionista Aline Rafaela Grahl de Lara CRN8-5049

Cadastre seu email e receba nosso informativo

Voluntários da Pátria, 475 22ºandar | sala 2211 | 80020-926 | Fones: (41) 3232 4821 |  (41) 3521 5460