DINHEIRO: Saiba como administrar melhor o 13 salrio

09/12/2011

clique para aumentar
ou diminuir o texto

O final do ano chegou e, apesar de geralmente ser pago em dezembro, muitos trabalhadores já receberam a primeira parcela do 13º salário. O que fazer com ele é a grande questão: gastar ou aproveitar a grana extra para quitar dívidas?

Demitido há um mês, Leandro planejava usar o dinheiro para dar entrada em um carro. Porém, sem um salário fixo agora, ele conta que vai usar o dinheiro do acerto mais o proporcional do 13º salário para pagar as contas pendentes.

Descontrolado com o seu orçamento mensal, ele diz que já tentou de tudo para equilibrar os gastos, mas nada adiantou.

- Já tentei deixar cartão de crédito em casa, deixar na gaveta, sair sem dinheiro, fazer planilha, anotar dívidas, mas nada adiantou. Chegava no final do mês era o mesmo problema, pois não sabia o que teria que pagar.

Neste ano, 78 milhões de pessoas vão receber o 13º, uma injeção de R$ 118 bilhões de reais na economia brasileira. Não existe uma estimativa de quantos vão usar este dinheiro para pagar dívidas.

Segundo André Massaro, ainda endividada, muita gente vai usar o valor a mais para fazer as compras de Natal.

- Muitas pessoas que estão com dívida não abrem mão de seguir todos aqueles rituais de Natal e comprar presente para todo mundo, fazer viagens. Acabam no embalo e cedem às tentações.

Encontrar o equilíbrio não é fácil, mas planejar é a principal orientação dos especialistas para não fazer mais dívidas e fazer seu 13º salário render mais.

Guardar os comprovantes de tudo o que gastar ao longo do ano, bem como anotar os gastos e fazer uma tabela ou planilha para as contas é uma maneira de controlar o seu dinheiro.

E, quando ganhar uma grana extra, seja esperto: guarde ou invista para aumentar o seu patrimônio.

Fonte: R7

Cadastre seu email e receba nosso informativo

Voluntários da Pátria, 475 22ºandar | sala 2211 | 80020-926 | Fones: (41) 3232 4821 |  (41) 3521 5460