Por Onde Anda - Agostinho Menshhein

02/10/2018

clique para aumentar
ou diminuir o texto

* Texto publicado originalmente em nosso jornal Fator A, edição 26, de setembro de 2012
Edição: Raphael Ramirez


Nascido em Gaspar-SC, filho de Odilo e Ana Verônica, vivi minha infância e juventude em Pomerode-SC, a cidade mais alemã do Brasil. Lá ingressei no Bamerindus em 1970 no cargo de contínuo, tendo sido indicado pelo Diretor do Colégio Comercial Dr. Blumenau, Sr Kurt Klemz. Passei por todas as carteiras e em 1974 fui transferido para Indaial, depois Guaramirim, Blumenau-Centro, Criciúma e Joinville-Centro, todas em Santa Catarina, no cargo de Chefe de Serviços. Em 1975 coordenei a transferência dos serviços da agência Praça XV em Florianópolis-SC do Bancial para o Bamerindus.

Em 1979 minha vida deu uma reviravolta e eu acabei seduzido por esta linda e fria Curitiba, que aprendi a gostar dia após dia, tanto que aqui finquei raízes e lá se vão nada menos que 33 anos bem vividos, com alguns percalços é bem verdade, mas quem não os teve, não é?

Quando cheguei em Curitiba fui trabalhar no DESER com Leonardo Cazon e Osmar Calixto, na área de compensação, onde fiquei até 1985, época em que grandes mudanças ocorreram, como a cobrança eletrônica de cheques, onde os cheques BBB eram liquidados por meio eletrônico (vejam só) no mesmo dia do depósito, independente da agência de origem. Depois veio a Compensação Nacional, com trocas regionais de cheques de todos os bancos, de qualquer cidade e banco sacado.

Foi nessa época que passei alguns meses em Campo Grande-MS, coordenando as atividades relacionadas à compensação, quando da incorporação do Banco Financial SA.

Em 1985 fui convidado pelo Sr Basílio Villani a assumir a gerência dos fundos de investimento ao lado do Juarez Rovel. No começo de 1986, no fervor do plano cruzado, acumulei a gerência de captação, que acabou fundindo mais tarde com a de fundos, transformando-se na GECAP, Gerência de Captação e Fundos. Não bastasse a revolução do plano cruzado, em março de 1990 veio o furacão Plano Collor, que se não levou alguns dos nossos para o hospício, deixou-os bem próximos da loucura.

Antes disso passei uns tempos na Corretora do Banco F. Barreto SA, coordenando a passagem/absorção dos fundos de investimento e captação, quando da incorporação deste ao Bamerindus.

Em dezembro de 1990 fui trabalhar na Controladoria e em 1994 na Bamerindus DTVM, sempre envolvido com a captação de fundos de investimento, geração das cotas para o mercado e contabilidade. Foi nessa época que ocorreu um crescimento vertiginoso na indústria de fundos e em 1993 fomos eleitos, pela Revista Exame, “o melhor administrador de fundos de investimentos do país”.

Em 1997, quando estava na área de desenvolvimento de produtos, veio o HSBC e fui convidado a reassumir a Gerência de Fundos, lá permanecendo até minha saída e aposentadoria ocorrida em janeiro de 2000.

Em agosto de 1997 passei por um grave problema de saúde, mas fui salvo pela providência divina, que enviou seu anjo, na pessoa do Enéas Guardiola Meinhardt, para me visitar, sem nem saber ao certo o meu endereço, tendo me levado ao Hospital Santa Cruz, onde fui submetido à cirurgia de emergência.

Nestes últimos anos procurei me distanciar dos holofotes; andei por muitas estradas mas não me achei, até que lembrei que quem faz a minha estrada sou eu. Há 5 anos participo do Conselho Fiscal da APABAM e há 2 estou na Coopesf, a pedido dos amigos que por lá estão. Jogo meu futebol segundas e quintas feiras no Clube Unidos Vilhauer, formado pela velha guarda do Bamerindus. Cuido da minha horta, que me toma um bom tempo e me dá enorme prazer. No mais, vivo de bem com a vida, ao lado de minha esposa Maria do Carmo e dos meus filhos, Rafael, André e Daniel e sigo firme no meu ideal de vida que é:

Fazer o bem não importa a quem e fazer mal a ninguém; Aprender a ouvir. Ensinar a falar, R.e.s.p.i.r.a.r como quem deve tudo ao ar”.

Cadastre seu email e receba nosso informativo

Voluntários da Pátria, 475 22ºandar | sala 2211 | 80020-926 | Fones: (41) 3232 4821 |  (41) 3521 5460