banner

você está em: Notícias

Nutricionista dá dicas para se viver mais com a ajuda dos alimentos

13/02/2009

clique para aumentar
ou diminuir o texto

Na última quarta-feira (06/08/2008) foi realizada na sede da Apabam uma palestra sobre alimentação adequada e boa saúde, ministrada pela nutricionista Simone Paraná e o médico Vítor Brasil, mestre em Educação em Saúde. No evento compareceram vários apabeanos, que tiraram suas dúvidas sobre verdades e mitos relacionados aos alimentos.

 

O evento faz parte de um ciclo de reuniões organizadas pela Apabam, que tem como metas aumentar o vínculo entre associação e associados, além de discutir o auto cuidado como uma ferramenta prática para uma melhor qualidade de vida. “Há um certo envolvimento das idéias das palestras, que é a questão da qualidade de vida. Boa nutrição é um sinônimo de boa velhice”, diz o médico Vítor Brasil.

 

Segundo ele, a qualidade de vida vem de um conjunto de novas maneiras, onde se unem a dieta e exercícios físicos, além de uma rigorosa organização nas horas de comer. “Devemos comer certo e na hora certa. O resultado disso é sobreviver longamente com uma vida saudável”, aconselha Brasil. Um grande problema analisado pelo médico é o atual estado físico da população. “O peso da população tem aumentado consideravelmente nos últimos 30 anos. E nos idosos há a questão do sedentarismo, que é o que mais causa gordura”, alerta.

 

“E só há uma preocupação com a saúde após a descoberta de doenças, como as cardíacas. E nesses casos, a simples reeducação alimentar já teria evitado”, analisa o doutor. Ele ainda fez uma analogia entre as doenças e alimentos que podem ajudar a amenizá-las ou piorá-las. “Quando se tem anemia, é bom ingerir folhas verde-escuras; se o problema for osteoporose, beba leite ou coma derivados dele, além de soja e sal”, indica. Diferente dos casos de hipertensão. “Nesses casos, deve-se evitar sal, produtos enlatados e leite. Já os diabéticos têm de limitar o uso de açúcar branco e gorduras, e investir em alimentos ricos em fibras. Também devem apostar nesses alimentos aqueles que têm prisão de ventre, aliados a uma dieta regada a bastante água. E claro, evitar o refrigerante”, fala Brasil.

 

Palavra de nutricionista

 

A nutricionista Simone Paraná começou a segunda parte da apresentação falando sobre a importância de um corpo bem nutrido. “O alimento, querendo ou não, é uma fonte de prazer. E se a pessoa perde a vontade de comer, acaba não nutrindo suas células, e assim o seu corpo acaba carecendo de nutrientes necessários, como lipídios, proteínas e carboidratos”, conta.

 

Ela também comentou sobre o problema da população, que está obesa. “É uma soma: as pessoas gastam pouca energia e comem demais. E o resultado é simples: obesidade”, analisa. Mas a solução pode ser mais do que simples: a reeducação alimentar. “São três palavrinhas: variedade, moderação e equilíbrio. Coma alimentos variados, de forma moderada e durante vários momentos do dia”, indica a nutricionista.

 

E os resultados desse cuidado com o interior do corpo são bem visíveis. “Os cabelos e a pele ficam macios, o intestino regulado e as unhas ficam mais fortes, além de haver um ganho na memória e um aumento no pique para a prática de exercícios”, diz Simone.

 

Havendo interesse em agendar uma avaliação nutricional, Simone Paraná atende consultas particulares na Fundação de Apoio e Valorização do Idoso (41 3252 9902) ou gratuitas na Clínica de Nutrição da Universidade Positivo (41 3317 3167).

 

Dicas para uma alimentação melhor (segundo Simone Paraná)

 

* Dê preferência a produtos integrais; - consuma diariamente frutas;
* Consuma diariamente legumes e verduras;
* Não esqueça do leite, queijos, iogurtes. Eles são fontes de cálcio;
* Intercale carnes vermelhas e brancas;
* Retire a gordura visível da carne e a pele das aves;
* Consuma peixes pelo menos uma vez por semana;
* Procure não consumir mais do que 3 ovos por semana; -
* Consuma o mínimo de miúdos, salame, mortadela, bacon, salsicha.
* Beba pelo menos 8 copos d'água por dia.

 

Os 7 nutrientes básicos para o bom funcionamento do organismo

 

* Carboidratos Fontes de energia; são encontrados nas massas, arroz, farinha, pães, etc.
* Proteínas; Responsáveis pelo crescimento, reparação e construção dos tecidos do corpo; fontes de proteínas: carnes, aves, peixes, leite, feijão.
* Lipídios/ gorduras; Outras fontes de energia. São encontrados em doces, frituras, margarina, óleos e bolos.
* Vitaminas;
* Minerais;
Tanto as vitaminas quanto os minerais regulam as funções do organismo, como o sistema nervoso, o circulatório, entre outros. São encontrados ricamente em vegetais, grãos, frutas e verduras.
* Fibras; Encontrado em várias frutas, como laranja e mamão, elas regulam o intestino e fazem a limpeza no organismo.
* Água. Mantém a temperatura do corpo e o bom funcionamento do organismo; é também encontrada nas frutas, legumes e verduras.

Cadastre seu email e receba nosso informativo

Voluntários da Pátria, 475 22ºandar | sala 2211 | 80020-926 | Fones: (41) 3232 4821 |  (41) 3324 5597