banner

você está em: Notícias Saiu na Mídia

Mês de conscientização para a doação de sangue

01/06/2022

clique para aumentar
ou diminuir o texto

O próximo dia 14 de junho é o dia Mundial do Doador de Sangue. Por isto, o mês foi destacado para conscientizar e incentivar a população sobre a importância de ser um doador. Devido aos períodos de Outono e Inverno, épocas em que há um aumento das infecções respiratórias, as doações geralmente estão em baixa. Daí a necessidade do estimulo às doações permaneçam em todas as épocas do ano.

Durante todo o mês de junho, as Secretarias da Saúde (Sesa) de todos os estados chamam atenção para a campanha Junho Vermelho, com destaque para a importância desta ação solidária que pode ser realizada de forma rápida e segura. É essencial enfatizar que uma única doação é capaz de salvar até quatro vidas.

Para se ter uma ideia da atual situação, o nível dos estoques de sangue, hoje, no país está mais baixo do que no período crítico da pandemia. É que, com a reabertura, o número de doadores subiu bem menos que o de cirurgias eletivas agendadas. Muitos procedimentos foram adiados nos últimos dois anos.

Os componentes de uma bolsa de sangue servem para quem está no centro cirúrgico, hemofílicos, pacientes com câncer e transplantados. Mas, nos hemocentros brasileiros, o saldo do dia não bate a meta.

Quem pode doar

Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos completos
. Menores de idade com autorização e presença do responsável legal. O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).

Os homens podem doar sangue a cada dois meses, em quatro vezes ao ano. Já as mulheres, a cada três meses, numa máxima de três doações ao ano. Depois de coletado, o sangue é fracionado e acontece o processo de separação dos hemocomponentes (plasma, hemácias, plaquetas e crio). Após isso, a bolsa fica estocada até o resultado dos exames para a liberação.

O HEMEPAR é o órgão responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná. É uma entidade sem fins lucrativos e atende à demanda de fornecimento de sangue e hemoderivados do Estado graças às doações dos voluntários.

Fontes: SESA Espírito Santo, G1 e Portal Bem Paraná

Cadastre seu email e receba nosso informativo

Voluntários da Pátria, 475 22ºandar | sala 2211 | 80020-926 | Fones: (41) 3232 4821 |  (41) 3324 5597