banner

você está em: Saúde Notícias

Como lidar como o Stress

11/02/2009

clique para aumentar
ou diminuir o texto

Trânsito caótico, buzinas, som alto, correria do dia-a-dia. Pagar a luz, a água, o telefone, o condomínio. Estudar, ler, trabalhar, comer. Cansou? Mas isso não é nada. Hoje em dia, as pessoas têm menos tempo para cuidar de si, e acumulam mais e mais tarefas. E não é difícil estar a ponto de explodir; quando você vê, já foi dominado pelo famigerado stress. Mas afinal, o que é esse tal de stress?

 

Possíveis causas do problema

 

Segundo o médico Wanderley Ribeiro Nunes, “o stress é um conjunto de reações desenvolvidas, testadas e aprovadas pela natureza ha milhões de anos, que prepara os animais para fugir ou lutar pela sobrevivência”. Então o stress é algo natural na vida dos seres humanos; o anormal é alcançar níveis altos desse stress, que é o que acontece com grande parte das pessoas.

 

Outra explicação esta na infância das pessoas: quando somos crianças, nos preocupamos mais com o presente, liberamos nossa energia contida mais facilmente, não acumulam o stress; quando ficamos adultos, temos, a cada dia, mais desejos, nos preocupamos mais com o futuro, e, ao mesmo tempo, nos tornamos sedentários. É por isso que vivemos quase todos tensos pela pressa mental e inércia física.

 

E o lendário popular enche a lista de possíveis motivos - e quase todos estão corretos: dor e mágoa; níveis altos de som; eventos como nascimentos, morte, guerras, reuniões, casamentos, divórcios, mudanças, doenças crônicas, desemprego e amnésia. Responsabilidades, como dívidas não pagas e falta de dinheiro; trabalho/estudo: provas, tráfego lento e prazos pequenos para projetos; relacionamento pessoal: conflito e decepção; estilo de vida: comidas não-saudáveis, fumo, alcoolismo e insônia ou exposição de stress permanente na infância.

 

Detectando o stress

 

Em situação de stress, o corpo humano reage de diferentes formas. A ativação da glândula hipófise, que fica localizada na região frontal do cérebro, faz liberar hormônios que ativam as glândulas supra-renais - como o próprio nome indica, se localizam na parte superior dos rins - fazendo com que as supra-renais liberem a substância cortisol, e a mesma é lançada na corrente sanguínea. O excesso de cortisol leva a uma destruição das células de defesa, os glóbulos brancos, causando uma baixa na defesa imunológica do organismo, possibilitando a proliferação e desenvolvimento de doenças.

 

Há ainda o estresse bom, que é gerado quando estamos ansiosos trabalhando por algo que nos trará alguma saciedade ou felicidade futuras, como quando planejamos um casamento, uma viagem, ou estamos na correria para que algo de bom aconteça. Mas o estresse ruim gera um abatimento ou sensação de pânico, um quadro de exaustão ou fadiga se instala, causando pressão alta, alterações hormonais, de TPM, acúmulo de gordura no organismo.

 

A angústia causa doenças como gastrite e ao liberar as emoções ruins como a mágoa há um melhoramento geral. Compreender os sentimentos e emoções leva a uma atitude que constrói uma rede que atua da região glandular estendendo-se por todo o corpo. Pensamentos positivos, exercícios e disciplina são a melhor forma de afastar o estresse.

 

E agora, aqui vão algumas dicas para você melhor o seu espírito e tentar driblar o seu stress: despeça-se da sua cama em uma longa espreguiçada - isso vai te deixa bem relaxado; caminhe diariamente, pelo menos uns 30 minutos - é gostoso e faz bem -, e aproveite para sentir o peso do próprio corpo, sina as suas duas pernas, ouça a própria respiração e os sons ao redor; alimente-se bem e tente se distrair - seja desenhando, ouvindo musica, cantando, rindo…é fácil e não custa caro! Trânsitos e batidas da polícia são motivos de muito stress

Cadastre seu email e receba nosso informativo

Voluntários da Pátria, 475 22ºandar | sala 2211 | 80020-926 | Fones: (41) 3232 4821 |  (41) 3324 5597