você está em: Notícias
Perfil do apabeano
08/05/2009
Há algum tempo foi enviado a todos os associados da Apabam um questionário, elaborado pela assistente social Célia Zorman, com a finalidade de descobrir o perfil dos apabeanos. Idade, sexo, estado civil, entre outras informações estavam presentes no questionário. Vamos então agora elaborar o perfil dos nossos associados.
Maioria masculina
Segundo a pesquisa enviada, a grande maioria dos associados é do sexo masculino: 84,6% dos entrevistados declararam-se homens, enquanto apenas 14,8% eram do sexo feminino. Essas porcentagens foram tiradas das 344 respostas recebidas na Apabam.
As idades eram bastante variadas: um pouco mais da metade encaixava-se na faixa entre 60 e 70 anos; já 21,3% das respostas definiam-se com até 60 anos, ou seja, abaixo dessa idade. Dentre os apabeanos que responderam, 55 disseram ter mais de 70 anos, o que dá uma faixa de 16,2% das respostas recebidas.
Já o estado civil teve uma diferença massacrante: quase 80% dos apabeanos são casados. Isso representa quase 300 associados! Todas as outras opções não chegam aos 10% das respostas: solteiros somam 8,7%, viúvos totalizam 7,0% e divorciados são apenas 5,2%.
Preparo profissional
Em relação à escolaridade, uma minoria tem apenas o primeiro grau concluído: 7,0% dos apabeanos. Com segundo grau completos há 39,5% e ensino superior mais da metade dos associados: 52,3%.
E logo após a aposentadoria, a maioria dos apabeanos não ficou parada: 66,7% dos associados continuaram trabalhando, ou em empresa própria, ou em emprego sem remuneração, ou mesmo em trabalho remunerado, e ainda alguns que tentaram mas não deu certo. Apenas 32,8% fizeram aquilo que a maioria das pessoas quer fazer ao se aposentar: descansar de vez.
Hábitos de lazer e saúde
Também haviam perguntas no questionário sobre hábitos de lazer dos nossos apabeanos. Dentre as mais citadas estavam atividades físicas, viagens, assistir televisão e visitar familiares e amigos. Mas diversas outras respostas foram citadas, como pescaria, ouvir músicas, ler, ir ao shopping center, dançar.
E outro hábito que felizmente faz parte da rotina dos nossos associados é o de ir fazer, regularmente, o check-up médico: 90% dos apabeanos o fazem, no mínimo, uma vez ao ano. Aliados aos exercícios que grande parte dos apabeanos fazem, podem resultar em uma grande atividade de qualidade de vida, o que é conformado na pesquisa relacionada à saúde dos associados: apenas 50% das respostas afirma ter algum problema de saúde, dentre os quais hipertensão, diabetes, insônia ou depressão.
Mas nenhuma doença chega a atingir mais da metade dos apabeanos; a que abrange o maior número de casos entre os associados é a hipertensão arterial, seguida de alterações ósteo-articulares (osteoporose, artrite, artrose) e diabetes.
por Raphael Ramirez