banner

você está em: Comunicados

Comunicado Nº 01 - 11 de junho de 1997

25/03/2010

clique para aumentar
ou diminuir o texto

Curitiba, 11 de junho de 1997.

Prezado Bamerindiano,

Apraz-nos comunicar ao prezado Bamerindiano, que no dia 17 de abril passado, foi constituída a APABAM – ASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS APOSENTADOS DO BAMERINDUS, com sede e foro nesta Capital, à Rua Visconde do Rio Branco n° 1.335, 7° andar, conjunto 73, cujos documentos de constituição foram devidamente registrados sob n° 15586 no livro de registro de pessoas jurídicas do 1° Ofício do Cartório de Registro de Títulos e Documentos desta Capital.

O quadro social da APABAM é restrito a funcionários aposentados das empresas componentes do Conglomerado Bamerindus, de qualquer parte do território nacional, que já recebiam complementação de aposentadoria quando da constituição desta Associação em 17.04.97, e àqueles que embora ainda não estavam aposentados naquela data, tenham direito adquirido ao referido complemento de aposentadoria.

A APABAM, embora tenha sede na Capital do Estado do Paraná, poderá ter, como certamente terá, filiais, sub-sedes ou escritórios em outras localidades, para melhor atender os associados não residentes em Curitiba.

Os objetivos principais da APABAM é congregar os funcionários das empresas componentes do Conglomerado Bamerindus, desde que preencham os requisitos para serem sócios; defender seus interesses perante Órgãos de Seguridade Social, Entidades de Previdência Social, Públicas ou Privadas, Autarquias, Entidades Congêneres, Instituições Financeiras em geral, Sociedade ou quaisquer Entidades Privadas ou Públicas que direta ou indiretamente tenham vinculação com interesses dos Associados, e representá-los perante os poderes constituídos os interesses individuais e/ou coletivos.

Atualmente a principal gestão da APABAM está sendo no sentido de obter com a maior brevidade uma definição a respeito da comunidade do pagamento da complementação de aposentadoria, a um direito social inquestionável, que para muitos Bamerindianos aposentados representa a única fonte de subsistência.

Nesse sentido a atual Diretoria da APABAM, através do seu Diretor Presidente, Sr. Antonio Campos Silva Júnior, acompanhado do Conselheiro, Pedro José Gomes, e do Deputado Federal, Basílio Vilani, também Bamerindiano aposentado, estiveram em Brasília (DF), gestionando perante as autoridades máximas competentes do Ministério da Previdência Social e do Banco Central do Brasil, visando obter uma solução definitiva sobre o assunto, uma vez que até o momento não existe manifestação pública e definitiva a respeito de quem dará continuidade ao pagamento dessa obrigação social, se o HSBC Bamerindus ou o Banco Central do Brasil.

As autoridades foram totalmente receptivas, demonstrando que estão imbuídas em encontrar uma solução definitiva para o assunto, entretanto, são sinceras em dizer que até o momento nada têm em definitivo para solução do impasse.

Além dessa preocupação maior em gestionar uma solução definitiva a respeito da continuidade do pagamento da complementação de aposentadoria, cuja situação atual incomoda todos os Bamerindianos aposentados, a nosso ver resultante de irresponsabilidade e omissões anteriores, a APABAM está preocupada e vem gestionando outros assuntos de interesses dos Bamerindianos, como a situação da complementação do Seguro Bamerindus e a situação da Associação Bamerindus, uma associação pertencente única e exclusivamente aos funcionários ativos das empresas componentes do Conglomerado Bamerindus e dos Bamerindianos já aposentados.

Para solução de todos esses assuntos de maior interesse dos Bamerindianos, caso não haja uma solução imediata que atenda os interesses comuns, não restará outra alternativa senão a contratação de advogado especializado para defesas dos interesses e direitos dos Bamerindianos na justiça.

Para que a APABAM seja uma Associação forte na defesa dos interesses e direitos de seus Associados, necessitamos da participação imediata do prezado Bamerindiano aposentado que vem recebendo complementação de aposentadoria instituída pela extinta Fundação Bamerindus. Nesse sentido, contamos com a adesão do prezado Bamerindiano aposentado, a qual poderá ocorrer através do preenchimento e assinatura da ficha de inscrição anexa, cuja devolução poderá ocorrer por intermédio do correio, fac símile ou por outro meio qualquer.

As fichas de inscrição deverão ser encaminhadas até trinta de junho do corrente ano para as seguintes localidades:
a) Apabeanos residentes no estado do Rio de Janeiro, remeter para JOSÉ RODRIGUES DE ALMEIDA – Rua Praia de Icaraí, 275, ap. 402 – Icaraí, Niterói/RJ, CEP 24230-111;
b) Apabeanos residentes no estado de São Paulo, remeter para RAUL BLEY FILHO – Rua Dr. Basílio Machado, 65, ap. 21, bairro Santa Cecília, São Paulo/SP, CEP 1230-010;
c) Apabeanos residentes nos demais estados, remeter para a sede provisória da APABAM – Rua Desembargador Isaías Bevilacqua, 262, Mercês, Curitiba/PR, CEP 80.430-040 e fax no (041) 223-3722.

Eventuais informações adicionais ou dúvidas existentes, inclusive quanto ao andamento das negociações com o Banco Central, poderão serem dirimidas na sede provisória da APABAM ou através do telefone no (041) 322-0808, às terças e quintas feiras, no período das 14:00 às 17:00 horas.

Outrossim, ficou estabelecido uma contribuição de R,00 (dez reais) por mês, por associado, cuja autorização para débito em conta corrente já consta na própria ficha de inscrição, necessária para cobrir as despesas que a APABAM terá para o desenvolvimento de suas atividades normais visando o bem estar de seus Associados.

Considerando o artigo 4° dos Estatutos Sociais da Associação Bamerindus estabelece que de dois anos, no mês de julho, realizar-se-á Assembléia Geral Ordinária para eleição dos membros efetivos e suplentes do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal, cuja data se aproxima, anexamos à presente, instrumento particular de procuração, pelo qual o prezado Bamerindiano outorga poderes para que a APABAM possa representá-lo nas Assembléias em que esteja impossibilitado de comparecer pessoalmente.

Referida procuração, após preenchida com o nome do outorgante, com a qualificação, assinada e reconhecida à firma em Cartório, deve ser encaminhada à APABAM, para os endereços acima, até 30 de junho do corrente ano.

A outorga da procuração é de suma importância, a fim de que tenhamos sempre a maioria nas Assembléias.

A outorga da procuração não impede que o outorgante compareça pessoalmente na Assembléia e participa ativamente. Comparecendo, não se fará uso da procuração, entretanto, não comparecendo, o uso da procuração é de suma importância para que evitem decisões contrárias aos interesses dos associados da APABAM.

Para os diversos órgão de administração da APABAM, com mandato de 02 (dois) anos, foram eleitos Bamerindiano já aposentados.

PARA DIRETORIA EXECUTIVA – Diretor Presidente, Antonio Campos Silva Junior; Diretor Vice-Presidente, Clayton Karan; Diretor Administrativo Financeiro, Audinir Celestino Poitevin; Diretor de Relações Sociais, Alcion Sponholz, e Diretor Jurídico, Ivan Jerônimo Marcondes Ribas.

PARA O CONSELHO DELIBERATIVO – MEMBROS EFETIVOS: Brivaldo Prado Filho, Douglas Jorge Abrão, Rubens Erthal, Silas Fabrício de Melo, Pedro José Gomes, e COMO MEMBROS SUPLENTES: Mauro da Silva, Henrique Rogério Frota Ferreira e João Batista Castro Campos.

PARA O CONSELHO FISCAL – MEMBROS EFETIVOS: José Direne Neto, Altemir Antonio Gugelmin e Délcio Araújo, e COMO MEMBROS SUPLENTES: Joseph Luzycki, Lucrécia Guginski e Valdomiro Lopes Gonçalves.

Saudações

APABAM – ASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS APOSENTADOS DO BAMERINDUS

Antonio Campos Silva Junior
Diretor Presidente

Alcion Sponholz
Diretor de Relações Sociais

Cadastre seu email e receba nosso informativo

Voluntários da Pátria, 475 22ºandar | sala 2211 | 80020-926 | Fones: (41) 3232 4821 |  (41) 3324 5597