banner

você está em: Comunicados

Comunicado Nº 02 - 25 de setembro de 1997

25/03/2010

clique para aumentar
ou diminuir o texto

Curitiba, 25 de Setembro de 1997

Prezado Apabeano,

Decorridos três meses de nossa primeira correspondência, voltamos à sua presença, para informá-lo das ações e contatos realizados, visando assegurar nosso principal objetivo que é a continuidade do pagamento da complementação da aposentadoria.

O contato que temos tido com nossos colegas APABEANOS tem sido muito pequeno, mas o trabalho que temos tido, para garantir a complementação mensal da aposentadoria e a sua continuidade, tem sido bastante grande, mas, cada vez mais, estamos convictos que a união dos bamerindianos através da APABAM, nos dá uma força e um poder de representação cada vez maior.

Atualmente já contamos com 62% dos associados espalhados pelo Brasil, e novas adesões continuam ocorrendo.

No último trimestre estivemos empenhados na estruturação da APABAM; nas negociações com o Interventor e seus Assessores; com representantes do HSBC e com a Associação Bamerindus.

Desde o início de nossa gestão, a diretoria da APABAM se reuniu 29 vezes. Com o Interventor do Banco Bamerindus (inicialmente o Sr. Luiz Carlos Alvarez e atualmente o Sr. Flávio Siqueira) nos reunimos 10 vezes, e o conteúdo dessas reuniões sempre foram de busca de solução definitiva para a complementação da aposentadoria.

As negociações na esfera do Banco Central, tem sido efetuadas em Curitiba, com o Sr. Interventor e seu staff de assessoramento técnico e jurídico, e em Brasília, com o Sr. Cláudio Ness Mauch e demais membros da Diretoria de Fiscalização e Normas.

Aqui queremos destacar o apoio que estamos recebendo do nosso Associado e Deputado Federal, Sr. Basílio Villani, que vem mantendo seguidos contatos em Brasília com os altos escalões do ministério da Previdência e do Banco Central.

As diversas tratativas já realizadas apontam especialmente para duas alternativas de solução:

a) – A constituição de um Fundo de Previdência Privada, com aporte de recursos financeiros, junto a uma empresa de previdência, que poderá ser ou não a PREVER, cujo valor presente, definido por um cálculo atuarial, elaborado por empresa especializada, determinará os valores dos recursos necessários para fazer frente aos pagamentos da complementação da aposentadoria dos Apabeanos;

b) – A possibilidade do Banco HSBC Bamerindus assumir, como Patrocinador, a continuidade das obrigações da APABA, tanto para os já aposentados como para aqueles que vierem alcançar esses direitos.

Em nossa última reunião com o Interventor, Sr. Flávio Siqueira, no dia 10 do corrente, nos foram apresentados os cálculos atuariais, que, após observações por nós efetuadas, serão revisados, para nova apreciação. Após a definição dos valores, serão elaboradas as alternativas para solução do problema, e iniciadas as negociações devidas.

Informamos ainda que estamos tratando do assunto ASSOCIAÇÃO BAMERINDUS e que, por ocasião da Assembléia Geral Extraordinária da AB, realizada em 31/07/97, nossa posição foi de prorrogação do mandato do atual Conselho de Administração, pelo prazo de (05) cinco meses, tempo este que nos permite uma negociação da complementação da aposentadoria (Apaba) para posterior discussão sobre a AB.

Paralelamente a essas atividades estamos reunindo a documentação da Fundação Bamerindus, onde destacamos:
a) – Comunicação da criação da Fundação Bamerindus, datada de 03/11/65;
b) – Regulamento de Benefícios da Fundação Bamerindus aprovado em 17/10/68, alterado em 09/03/71 e 06/06/73;
c) – Circular no. 243 da Presidência de Bamerindus datada de 22/07/77, que comunicava a extinção da Fundação Bamerindus;
d) – Escritura Pública de Extinção da Fundação Bamerindus;
e) – Ofício da Diretoria de Bamerindus ao Sr. Ministro da Previdência e Assistência Social, documentos esses que comprovam o nosso direito a complementação da aposentadoria, e que a qualquer momento poderão ser usados na esfera judicial.

Se você tiver documentos que possam reforçar nosso acervo, favor remetê-los para nossa sede provisória, ou entrar em contato com nosso pessoal de atendimento, à Rua Dez. Isaías Bevilacqua, 262 – bairro Mercês – Curitiba – PR – CEP 80.430-040, fone: (041) 322-0808, serviços, em todas as terças e quinta feiras, das 14 às 17 horas, dirimindo dúvidas e esclarecendo as pessoas que ligam ou lá comparecem.

Finalizando, pedimos que todos os associados sintam-se unidos nesta nossa empreitada para que possamos chegar a solução por todos esperada.

Atenciosamente

APABAM – ASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS APOSENTADOS DO BAMERINDUS

Antonio Campos Silva Júnior
Diretor Presidente

Alcion Sponholz
Diretor de Relações Sociais

Cadastre seu email e receba nosso informativo

Voluntários da Pátria, 475 22ºandar | sala 2211 | 80020-926 | Fones: (41) 3232 4821 |  (41) 3324 5597