você está em: Comunicados
Comunicado Nº 10 - 17 de março de 2000
05/04/2010
Curitiba, 17 de março de 2000
Prezado(a) Apabeano(a)
Ref. SEGURO de VIDA e SAÚDE
Conforme havíamos informado em nosso comunicado n° 009/2000 de 16/02/00, estamos retornando com informações mais precisas sobre as alterações ocorridas em nosso Seguro de Vida e Saúde.
Parte das alterações foram efetuadas, pela Seguradora, para adequação do Plano às exigências legais, onde destacamos:
a) – Ampliação das Coberturas de:
- Garantia complementar de Hemodiálise Ambulatorial;
- Internamento Psiquiátrico;
- Tratamento Psiquiátrico Ambulatorial;
- Tratamento Fonoaudiólogo Ambulatorial.
b) – Ampliação das diárias de Internamento de 90 para 365 diárias ano.
Com essas adaptações, o acréscimo no custo da apólice foi de aproximadamente 9% (nove por cento).
Outras alterações foram feitas pelo Estipulante HSBC, não por força da legislação, mas sim por decisão interna daquela Organização.
Essas alterações foram incluídas no Manual do Segurado, sem qualquer comunicação prévia aos aposentados.
Foram modificados os critérios de rateio dos custos do seguro, tendo sido alterado de Plano Familiar para Plano Per Capita;
Foi criado um custo adicional de co-participação do segurado nas despesas com consultas médicas; pequenas cirurgias e atendimentos ambulatoriais; e exames de análise e patologia clínica.
Foi alterada a participação do Estipulante no subsídio. O subsídio deveria ser de 80%, e os recursos financeiros para esse fim foram passados ao HSBC, pelo Bamerindus Sob Intervenção, em 25/03/1998.
Foi definida a data de 31/03/2000, como data fatal, para que os segurados devolvam as autorizações devidamente assinadas, ou comuniquem a opção de não adesão ao Plano, solicitando o cancelamento.
Como as modificações são estruturais e profundas, e pela falta de documentos e informações adequadas, encaminhamos correspondência à diretoria de Recursos Humanos do HSBC, (cópia da carta em anexo), solicitando prorrogação do prazo para anuência dos Apabeanos, e que seja agendada reunião com os representantes da APABAM e da Seguradora, para que sejam discutidas, com a área de RH do HSBC as modificações introduzidas.
Para os Apabeanos que possuem o Plano Ouro, informamos que não houve alteração nos custos, nem na forma de rateio.
Com relação a cobertura de vida, de Morte por Acidente, ela continua existindo normalmente. Segundo informações da Seguradora, o manual é que foi impresso com erro (páginas 33 e 34). ao invés de constar Morte por Acidente, constou Invalidez Especial por Acidente.
Por outro lado, é nosso dever ressaltar que a decisão de aderir de imediato ao Plano é uma questão de foro pessoal de cada um. Nos cabe apenas alertar que as autorizações não são apenas para possibilitar o débito em conta corrente. Ao assiná-las, o segurado está concordando com a forma de rateio e com a inclusão do Fator Moderador (custo adicional de co-participação do segurado nas despesas com consultas médicas, no valor de R,00 por consulta; nas despesas com pequenas cirurgias e atendimentos ambulatoriais, no valor de 5% das despesas; e exames de análise e patologia clínica, de 10% sobre as despesas realizadas).
Em resumo, estamos buscando a defesa dos direitos de nossos associados, e tão logo possível, retornaremos com maiores informações.
Saudações
APABAM – ASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS APOSENTADOS DO BAMERINDUS
Antonio Campos Silva Junior
Presidente
Alcion Sponholz
Diretor de Relações Sociais