você está em:
Entretenimento
Você Sabia?
Passagens aéreas promocionais exigem atenção redobrada dos consumidores
14/06/2011

É aconselhável que a pessoa que deseja viajar de avião pesquise preços e condições de pagamento, pois uma compra por impulso pode render prejuízos. Para a coordenadora Claudia Silvano, é necessário também observar se as tarifas promocionais possuem diferenças das convencionais, como por exemplo, a existência de um prazo mínimo e máximo de estadia e a necessidade do pagamento de uma taxa extra para remarcar ou cancelar o voo. “Existem diferenças entre cada companhia, por isso, é preciso que o consumidor leia atentamente as condições estipuladas”, explica.
Todas as informações sobre a viagem devem estar descritas no bilhete e o consumidor deve ser informado de forma clara pela companhia no momento da compra. A coordenadora lembra que na compra de passagens promocionais, o consumidor tem os mesmos direitos em casos de atrasos e cancelamentos. “Se o voo atrasar, o passageiro tem o direito de ser realocado no próximo embarque da companhia aérea com o mesmo destino, ou ser direcionado para outra companhia, sem custo”, salienta.
Compra pela internet
A facilidade em adquirir passagens aéreas pela internet tem crescido nos últimos anos, em virtude da expansão do comércio eletrônico no Brasil. Porém, essa comodidade impõe também alguns cuidados e muita atenção.
Algumas vezes os valores podem ser maiores na internet em comparação com a mesma venda em aeroportos e agências de turismo ou ainda o consumidor ser cobrado por custos não solicitados. “O cuidado está em fazer a transação e imprimir todas as folhas que forem geradas, ou seja, a transação concluída, o que foi cobrado no cartão, o número de parcelas e o valor de cada parcela para que, se houver algum problema, este possa ser resolvido facilmente”, explica Claudia.



