você está em: Saúde Notícias
Doenças Típicas do Outono e Inverno
11/02/2009
Cuidados básicos defendem o organismo da enxurrada de vírus que se proliferam nesta época do ano
Por Jeniffer Martins
A estação mais alegre do ano já se despediu. O calor do Verão agora se transforma em dias frios do Outono. Com a mudança brusca de temperatura, doenças são comuns nessa época do ano.
No Outono e no Inverno, bactérias e vírus proliferam com maior rapidez, ocasionando uma série de doenças como a gripe, alergias respiratórias, pneumonia, resfriados, asma, entre outras.
Basta o frio se anunciar para a garganta raspar, o nariz escorrer e surgir aquela sensação de dor no corpo todo. São as tais doenças do Outono/Inverno que costumam atacar principalmente os idosos, as crianças e os alérgicos. Isto acontece porque com o frio, as pessoas tendem a ficar em locais fechados, sem muita ventilação, se aglomeram e gastam mais energia para manter a temperatura do corpo.
Vacinação para prevenir
De acordo com o professor da Clínica Médica da Universidade Gama Filho Dr. André Felipe Vieira as doenças alérgicas são as que aparecem com maior incidência nesse período. “É bom tirar do armário as roupas da estação para que fiquem bem arejadas, já que os fungos ficam em ambientes pouco ventilados”, esclarece.
É importante tomar alguns cuidados para defender o organismo, como no caso da gripe, que a melhor prevenção é tomar vacinas todos os anos, já que o vírus é mutante. Também é possível melhorar as defesas do corpo com uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras e proteínas. Tomar bastante água é fundamental, já que no frio se elimina maior quantidade de vapor.
“Se vestir adequadamente e tentar não ficar em locais fechados com pessoas infectadas são bons caminhos para se prevenir. Para alguns grupos acima dos 65 anos, pessoas com baixa imunidade e profissionais da área de saúde, é recomendado a vacinação”, acrescenta o Dr. André Vieira.
13ª Campanha Ncional de Vacinação Contra a Gripe
Por Raphael Ramirez
O Ministério da Saúde está promovendo a 13ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, que segue em todo o Brasil até o dia 13 de maio.
Este ano, pela primeira vez desde 1999, a campanha passou a incluir crianças de seis meses a menores de dois anos (1 ano 11 meses e 29 dias), gestantes em qualquer período da gravidez e trabalhadores dos serviços de saúde que atuam no atendimento de pacientes e na investigação de casos de infecções respiratórias. Além desses três grupos, serão vacinados os idosos (pessoas com 60 anos e mais) e os povos indígenas.
A população-alvo tem até 13 de maio para procurar um dos 33 mil postos de vacinação do país nos horários de funcionamento dos serviços de saúde. As pessoas devem procurar a Secretaria de Saúde do seu município ou estado para se informar sobre a lista de postos, bem como o endereço e o horário de funcionamento.
Durante a campanha, são mobilizados mais de 240 mil profissionais de saúde no país. Promovida por todo o Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo Ministério, Secretarias Estaduais e Municipais, a campanha utilizará 32,7 milhões de doses, para todos os estados e municípios brasileiros. A vacina protege contra os três principais vírus que circularam no hemisfério Sul em 2010, entre eles o da influenza A (H1N1).