banner

você está em: Saúde Notícias

Qual a idade certa para fazer cada exame?

11/02/2009

clique para aumentar
ou diminuir o texto

Toda mulher sabe que um dia deve fazer o auto-exame de mama, para tentar detectar possíveis casos de câncer de mama, mas qual a idade certa para realizar o teste? E os homens: com quantos anos ele deve ir fazer o exame de toque de próstata?

 

As fases da mulher

 

Até fazer 30 anos, a mulher já deve ter feito seis tipos de exames diferentes: o auto-exame de mama, o teste de DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), o de pressão arterial (para detectar hipertensão), o teste de colesterol e triglicérides (que, em excesso, podem conduzir a um ataque cardíaco ou derrame cerebral), o Pré-natal (caso esteja ou pretenda ficar grávida) e o exame pélvico e Papanicolaou, que devem ser anuais, para detectar câncer de colo de útero e infecções vaginais.

 

Entre os 30 e os 50 anos, adicionam-se a todos esses exames a mamografia (para intensificar a procura por possíveis nódulos nos seios), o exame de diabetes (pelo sangue ou urina) e o de densitometria óssea, para evitar uma doença que atinge mais da metade da população feminina acima dos 65 anos: a osteoporose (doença degenerativa dos ossos).

 

Diferente desses três últimos exames, que devem ser feitos até o fim da vida, o teste de DST e o Pré-natal já podem ser deixados de lado a partir dos 50 anos. E há uma novidade nesta faixa etária: o rastreamento cardíaco, que tem como exames o eletrocardiograma e o teste de estressa, por exemplo.

 

Saúde masculina

 

Antes de chegar nos 30 anos, o homem não precisa fazer muitos exames: apenas quatro são necessários. Eles são o teste de DST, o de pressão arterial, o de colesterol e triglicérides, e o de promissores, que são a homocisteína, lipoproteína-a e o Padrão LDL, que traçam um panorama exato das condições gerais do coração.

 

Depois dos 30 anos até a velhice, todos esses exames continuam sendo realizados, com o acréscimo do rastreamento de doença cardíaca, o teste de diabetes e o exame de PSA (Prova do antígeno prostático) e o toque de próstata, que são a melhor maneira de diagnosticar o câncer de próstata.

 

Mulheres devem fazer:

 

* Exame pélvico e Papanicolaou – durante toda a vida
* Auto-exame de mama – durante toda a vida
* Mamografia – A partir dos 30 anos
* DST – Até os 50 anos
* Pré-natal – Ao enfrentrar gravidez;
* Controle da Pressão arterial – durante toda a vida
* Controle do Colesterol e triglicérides – durante toda a vida
* Rastreamento cardíaco – Após os 50 anos -
* Diabetes – Após os 30 anos
* Densitometria óssea – Após os 30 anos

 

Homens devem fazer:

* PSA e Toque de próstata – A partir dos 30 anos;
* DST – durante toda a vida;
* Controle da Pressão arterial – durante toda a vida
* Controle do colesterol e triglicérides – durante toda a vida
* Raastreamento cardíaco – Após os 30 anos
* Testes promissores – durante toda as vida
* Diabetes – Após os 30 anos.

 

E você: já fez todos os exames necessários?

 

Responda nossa enquete: clique aqui http://www.apabam.com.br

 

matéria por Raphael Ramirez

Cadastre seu email e receba nosso informativo

Voluntários da Pátria, 475 22ºandar | sala 2211 | 80020-926 | Fones: (41) 3232 4821 |  (41) 3324 5597