você está em: Saúde Notícias
O que é a Pré-Diabetes
11/02/2009
A Pré-Diabetes é um estado clínico em que a pessoa se encontra com um nível elevado de glicose, mas não altos o suficiente para ser caracterizado de diabético; mas caminhando para esse rumo. Outro termo que pode designar a doença é intolerância a glicose; e há um grande problema para os portadores dessa doença: os pacientes não apresentam sintomas provocados diretamente por essa condição. Talvez por esse motivo, o Pré-Diabetes não é sempre tratado precocemente, o que compromete seu tratamento adequado.
Como suspeitar da doença
Como é silenciosa a evolução da Pré-Diabetes, é necessária uma preocupação maior com a análise de sintomas e exames médicos freqüentes com pessoas que tenham maior risco de desenvolvê-la. Abaixo confira os grupos de maior risco; em quanto mais grupos aqui citados você se encontrar, mais chances de adquirir a Pré-Diabetes você tem.
a) Idade acima de 50 anos;
b) obesidade;
c) história de familiares com diagnóstico de diabetes do tipo 2;
d) mulheres que apresentaram diabetes durante a gravidez ou geraram filhos com mais de 4 kg;
e) Pressão alta;
f) Colesterol alto;
g) Dieta inadequada, com ingestão de grandes quantidades de carboidratos (massas, pães, bolos, doces);
h) vida sedentária, com pouca prática de atividade física.
Discutindo a doença
Atualmente, quase 170 milhões de pessoas ao redor do mundo têm diabetes; a maioria delas é portadora da diabetes tipo 2. Outro dado: cerca de 310 milhões de pessoas possuem Pré-Diabetes. Mas aonde esses dados se encontram? É que a maioria dos pacientes portadores da diabete tipo 2 passaram por uma fase de Pré-Diabetes.
Outro dado interessante: 50% dos pacientes com Pré-Diabetes irão desenvolver diabetes tipo 2 caso não tratem a doença inicial; e isso, nos dez anos seguintes de sua vida. E as complicações não são poucas: alterações na circulação sanguínea, doença coronariana, comprometimento do funcionamento renal, ocular e dos nervos, entre outros.
Existe tratamento para livrar-se da doença: mudança de estilo de vida, adotando medidas compatíveis com um estilo mais saudável. Outra forma de tratar a doença é através de medicamentos, mas a seguir daremos quatro dicas para mudar o estilo de vida e lutar contra a Pré-Diabetes:
a) Realize exercícios físicos regularmente. Caminhar diariamente, por pelo menos 30 minutos, é uma ótima opção;
b) Tenha uma dieta saudável e balanceada. Coma mais verduras e frutas e corte os excessos de carboidratos (massas, bolos, doces, pães, açúcar) e de gorduras.
c) Reduza a ingestão de álcool; d) Pare de fumar.