você está em:
Entretenimento
Viagens
Parque Estadual Rio da Onça é opção de lazer no Litoral paranaense
26/01/2018
O local é aberto à visitação e entre os atrativos estão as trilhas, pontes elevadas e o mirante, onde é possível observar a formação das copadas das árvores. Para conhecer o parque de 118 hectares, o visitante pode percorrer cinco trilhas, num circuito de 1,5 quilômetro, sem voltar pelos mesmos lugares. Todas as trilhas são bem demarcadas, acessíveis e planas, fazendo do parque um local apropriado para qualquer perfil de visitante.
Logo em frente ao Centro do Visitante começa a Trilha Grande, com pontes suspensas que facilitam a travessia de trechos alagados, uma das principais características do parque. Quase na metade do caminho, o visitante chega ao Mirante das Bromélias, ponto de descanso e observação deste tipo de planta nativa e muito comum no parque. Nele, o olhar do visitante fica perto da copa das árvores, onde as bromélias estão alojadas.
A flora é composta por diversas espécies que sobressaem no interior do parque como canelinha, caúna, cupiúva, jacarandá, tapiá e mangue do mato. A fauna no local também é bastante diversificada, algumas pesquisas de campo registraram a existência de mais de 25 espécies de répteis e 19 anfíbios. Entre eles lagarto, mão pelada, suçuarana e tatu.
Por conta dessa biodiversidade, a Unidade de Conservação também serve como um laboratório ao ar livre para pesquisas. “O parque também é muito procurado por estudantes para desenvolver pesquisas científicas”, afirma o gerente Aneuri Moreira de Lima.
SERVIÇO
Parque Estadual Rio da Onça
Localização: 600 metros da praia. Acesso pela PR-412, Balneário Riviera II.
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. Nos feriados o local funciona nestes mesmos horários.
Informações: (41) 3453-2472
Fonte: Secretaria do Esporte e do Turismo do Paraná


