banner

você está em: Saúde Notícias

O importante papel dos pets durante a pandemia

05/04/2021

clique para aumentar
ou diminuir o texto

(Atualizado em 24 de agosto de 2021, 14h57)

A quarentena estreitou o vínculo entre as pessoas e seus animais de estimação. Um estudo publicado na revista Journal of Veterinary Behaviour sugere que os animais de estimação trazem benefícios para a saúde mental, emocional e física das pessoas. Três em cada quatro entrevistados responderam que o seu mascote (gato ou cachorro) os ajudou a superar o confinamento.

Para se ter uma ideia, poucos minutos de interação são capazes de reduzir a produção do cortisol, hormônio relacionado ao estresse, e aumentar a endorfina e a ocitocina, ligados ao prazer, apontou um estudo apresentado pelo veterinário Johannes Odendaal, da Universidade de Tecnologia de Tshwane, na África do Sul. Em 2015, pesquisadores japoneses mostraram que o simples contato visual entre o cão e seu dono é suficiente para a liberação de vários desses hormônios.

E não são apenas os gatos e cachorros que podem tornar o nosso cotidiano mais leve: peixes, pássaros, coelhos e até mesmo roedores são capazes de deixar a sua casa mais agitada e divertida.

E você, conte para nós: possui algum animal de estimação? Mostre a todos os apabeanos o seu pequeno(a) companheiro(a): mande uma foto do seu pet para raphael@apabam.com.br e nos conte se a companhia do seu animal de estimação ajudou a tornar a quarentena um pouco mais leve.

Colocaremos a sua foto em nosso site, para que você conheça todos os mascotes dos apabeanos! Aguardamos a sua participação.

Cadastre seu email e receba nosso informativo

Voluntários da Pátria, 475 22ºandar | sala 2211 | 80020-926 | Fones: (41) 3232 4821 |  (41) 3324 5597