banner

você está em: Saúde Notícias

Evitar o câncer de pele é um cuidado a ser tomado o ano todo

03/12/2021

clique para aumentar
ou diminuir o texto

Dezembro é o mês de conscientização sobre o câncer de pele. A escolha desta época do ano está associada ao período de férias escolares e feriados de fim de ano, em que há maior ocorrência de viagens para a praia e outras situações de exposição ao sol.

Porém, o cuidado com o câncer de pele não é uma preocupação que deve existir somente durante o verão, e precisa ser mantida durante os 365 dias do ano.

Isso se deve ao fato de que mesmo em dias nublados os raios ultravioletas são capazes de atingir a pele e danificar suas células. Outro dado importante é que a exposição a esses raios traz danos cumulativos.

Os números do câncer de pele

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de pele não melanoma é o tipo mais comum no Brasil, correspondendo a 30% de todos os tumores malignos registrados no país.

Em 2020, a doença teve quase 177 mil casos identificados no Brasil. Em 2019, esse tipo de câncer foi responsável por mais de 2.500 mortes.

Já o melanoma representa 3% das manifestações da doença, com 8.450 casos identificados no Brasil, em 2020. Por outro lado, esse tipo de câncer é mais grave que o não melanoma, com um total de óbitos de 1.978, em 2019.

Os fatores de risco


Apesar de serem manifestações diferentes, os fatores de risco dos dois tipos de câncer são os mesmos e estão principalmente associados à exposição desprotegida da pele a certas radiações presentes na atmosfera.

• Exposição prolongada e repetida aos raios ultravioletas, principalmente na infância e adolescência;
• Pele e olhos claros, com cabelos ruivos ou loiros, ou ser albino;
• Histórico familiar ou pessoal de câncer de pele;
• Exposição a câmaras de bronzeamento artificial (melanoma).

Indivíduos com muitas pintas pelo corpo também devem ficar atentos a modificações inesperadas, uma vez que alterações de tamanho, cor ou ferimentos podem revelar o risco de câncer de pele.

Como se prevenir contra o câncer de pele

• Evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h;
• Aplicar diariamente filtro solar com fator de proteção de, no mínimo 30 FPS, nas áreas expostas do corpo (incluindo lábios);
• Utilizar roupas e acessórios que ofereçam cobertura, como bonés e óculos de sol, quando exposto à luz solar.

Também é importante adotar uma rotina de exame e observação do próprio corpo e, ao detectar alguma alteração na pele, procurar o dermatologista.

E você, apabeano, conta para nós: quais cuidados você toma para se proteger do sol? Comente em nosso fórum clicando aqui.

Conteúdo desenvolvido em parceria com a AON pela Vida

Cadastre seu email e receba nosso informativo

Voluntários da Pátria, 475 22ºandar | sala 2211 | 80020-926 | Fones: (41) 3232 4821 |  (41) 3324 5597