banner

você está em: Entretenimento Biblíoteca de Histórias

Por Onde Anda? - Ivan Jerônimo Marcondes Ribas

25/07/2023

clique para aumentar
ou diminuir o texto

Perfil publicado no jornal Fator A, edição 52, lançado em julho de 2023.

Edição: Raphael Ramirez


Comecei a trabalhar no Banco Mercantil e Industrial do Paraná S.A., meu primeiro e único emprego, em 1964. Na ocasião a pedido do meu pai, já falecido, a um amigo dele, também já falecido, que conhecia e era amigo do Sr. Avelino A Vieira, que intercedeu para minha admissão no banco.

Face à indicação, fui encaminhado para fazer teste de admissão no Departamento de Pessoal do Banco. Feito o teste, fui encaminhado para trabalhar no setor de contabilidade, à rua Cândido Lopes, 128, em Curitiba/PR, desempenhando a função de procurador em razão de ser estudante de Direito.

Assim que me formei, fui transferido para o Dep. Jurídico do banco, 7° andar na mesma Rua Cândido Lopes, sob a gerência dos ilustres advogados, já falecidos, Dr. Germano Vilhena de Andrade e Dr. Alcides Pereira Junior, aos quais fui e sou imensamente grato pelos ensinamentos jurídicos e morais que recebi dos mesmos.

Passados alguns anos fui transferido para Campo Mourão/PR e, posteriormente, para Maringá/PR, a fim de prestar assistência jurídica às Regionais e Agências da Região. Decorrido algum tempo, retornei para Curitiba para coordenar o Departamento Jurídico que se localizava na Vila Hauer.

Nesta época me casei com minha amada e querida esposa, Vandilza Sabatowitch Ribas e tivemos três queridos filhos: Patricia Sabatowitch Marcondes Ribas, Ivan Marcondes Ribas Junior e Rafaella Sabatowitch Marcondes Ribas. Temos atualmente cinco netos: Lucas, Gabriela, Manuela, Otávio e Eduarda.

Decorrido algum tempo fui transferido para São Paulo como responsável pelo Departamento Jurídico, sito naquela capital, atendendo varias cidades e Estado. Passados alguns anos retornei para Curitiba, assumindo o jurídico do Banco na Vila Hauer, como Diretor Adjunto, atendendo todo Brasil.

Em Curitiba tive e tenho vários amigos Bamerindianos que integraram o Departamento Jurídico, entre eles o Dr. João Antonio Vieira Filho, Dr. Antonio Augusto Ferreira Porto, Dr. Marlus Jorge Domingos, Dr. Osmário Martins Ribas, Dra. Maria Aparecida Pereira, Dr. Douglas Luiz, Dr. Cicero Braz Portugal, Dr. Pedro Guilherme de Moura e Claro, Dr. Luiz Alberto Ayres Busse e Dr. José Francisco Machado de Oliveira, sem esquecer os saudoso Dr. Germano Vilhena de Andrade, Dr. Paulo Vinicius Fortes e Dr. Tamoyo Vilhena de Andrade, já falecidos.

Em 1995, quando a denominação do banco era Banco Bamerindus do Brasil S.A., aposentei com direito de aposentadoria complementar, tornando-me um apabeano. Aposentado, abri um escritório de advocacia em Curitiba, à Rua Visconde do Rio Branco 1.335, 7° andar, para atendimento de algumas ações o Banco. Já tendo encerrados suas atividades.

Atualmente, já completados 81 anos de idade, faço algum trabalho em casa e acompanho pela internet noticias gerais do Brasil e do Mundo, especialmente da Apabam e seus trabalhos em prol dos associados aposentados.

Finalizando, aproveito do ensejo para enviar a todos os colegas e amigos apabeanos e seus familiares, bem como a todos colaboradores que prestam seus serviços internamente na Apabam, em benefício dos associados, meus mais sinceros votos de muita paz, saúde e felicidade, fazendo votos que às bênçãos divinas sejam uma constante em suas vidas.

Cadastre seu email e receba nosso informativo

Voluntários da Pátria, 475 22ºandar | sala 2211 | 80020-926 | Fones: (41) 3232 4821 |  (41) 3324 5597