banner

você está em: Comunicados

Comunicado Nº 03 - 31 de março de 1998

25/03/2010

clique para aumentar
ou diminuir o texto

Curitiba, 31 de março de 1998

Prezado Apabeano,

É com grande satisfação que voltamos à sua presença, para informá-lo das principais tratativas realizadas pela Apabam junto ai interventor do Banco Central do Brasil e demais autoridades monetárias.

1. Quanto ao complemento de aposentadoria

O primeiro resultado prático de nosso movimento, foi o reconhecimento de nossos direitos no relatório gerado pela comissão de inquérito do Banco Central do Brasil, ao abordar os problemas do extinto Bamerindus, visto que tínhamos alimentado as autoridades com farta documentação sobre a Apaba – cuja lista abordamos em nossa correspondência anterior. A Comissão de Inquérito, também nessa oportunidade, identificou passivo atuarial a descoberto, sobre o Plano de Aposentadoria dos Funcionários – APABA, no valor de R6.451.000,00.

Apesar desse reconhecimento, entretanto, se não tivéssemos organizados sob a forma de uma Associação, certamente não teríamos obtido os resultados que trataremos a seguir, tantas foram as reuniões, contatos e desencontros de notícias, chegando a provocar atrasos de pagamentos em alguns meses, principalmente por falta de alocação de recursos financeiros.

Como sempre estivemos (e continuamos) acompanhando todas as ações, tínhamos necessidade de obter dados sobre aposentados. Foram tantas as dificuldades encontradas, que apenas recentemente nos deram acesso a tais números, com o compromisso formal de tratarmos com confidencialidade.

Embora outras hipóteses tenham sido discutidas com o Banco Central do Brasil, de prático ocorreu o seguinte:
a) foi feito provisionamento junto à Prever, para cobrir os pagamentos até o próximo mês de agosto, inclusive;
b) na data da liquidação do Bamerindus, o Banco Central divulgou à imprensa em geral, que estaria destacando R2 milhões de reais, para o fundo de pensão, de forma a dar cobertura aos já aposentados, aos que detêm o direito e ainda estão na ativa e ao seguro saúde.

2. Quanto ao seguro-saúde

Outra importante conquista foi o reconhecimento da grande importância social que para nós representa o seguro-saúde – plano Prata. Deverá ser mantido o subsídio até então praticado.

A Apabam continua reivindicando no sentido de que nossa associação venha a ser a estipulante da apólice do seguro, com o objetivo de manter a luta pela melhoria das coberturas e o atendimento vitalício.

3. A primeira batalha foi vencida. Porém, existem outras...

As afirmativas retromencionadas, embora positivas, ainda exigem contínua atenção e movimentos da nossa parte, até que todos os aspectos envolvidos estejam suficientemente esclarecidos.

Tanto é que decidimos manter contrato com consultorias especializadas na área de previdência, a qual foi de extrema importância nas tratativas com as autoridades.

Continuamos aguardando do Banco Central respostas a uma série de questões que entregamos à interventoria, referentes ao fundo de pensão e apólice do seguro-vida e saúde, as quais elaboramos também sob orientação dessa consultoria.

A Apabam continuará sendo a interlocutora perante a Autoridade, na defesa dos interesses dos aposentados, sempre atenta a qualquer movimento. Ademais, outros planos de ação já desenhados serão desenvolvidos, tão-logo se resolvam as questões mais relevantes. Embora estejamos com 511 associados, seria de extrema importância que conseguíssemos ter como afiliados o universo de 825 aposentados – nos ajude a contactá-los, pois em muitos casos não conseguimos obter endereço confiável para comunicação.

Quanto mais formos unidos, certamente maior força de reivindicação teremos.

4. Quanto à posição de caixa da Apabam

Para acompanhamento e conhecimento de todos, estamos anexando demonstrativo financeiro das disponibilidades da Apabam.

Vale ressaltar que nosso gastos só não foram maiores face à compreensão e ajuda continua sendo prestada pelo deputado federal Basílio Villani, o qual nos disponibilizou espaço e telefone na sua sede política, de forma gratuita, além de ter patrocinado viagem de dois colaboradores até Brasília, para gestões junto ao Banco Central e Ministério da Previdência.

5. Quanto ao quadro de apabeanos

Total de aposentados até fev/98 – 773
Total de pensionistas até fev/98 – 52
Na ativa e com direito à Apaba – 881 6.

6. Agradecimento

Queremos externar nossos agradecimentos às seguintes pessoas:
- Ao Deputado Federal Basílio Villani, que além do auxílio anteriormente citado, também nas tratativas com o Banco Central do Brasil, tanto em Brasília como em Curitiba, exerceu seu papel de homem público e apabeano, auxiliando-nos na conquista de nossos direitos;
- Valdemiro Germano Schmidt, o Schimitinho, que vem dedicando graciosamente seu tempo na sede da Apabam às terças e quintas no período da tarde e em outros horários;
- Srs. Claudio N. Mauch, Flávio Siqueira, Francisco Munia e Gilberto Locelha, profissionais do Banco Central do Brasil, pela postura séria, ética e respeitosa a nós sempre dispensada.

Finalizando, queremos também agradecer a todos os associados pela paciência e colaboração, já que não fomos tão freqüentes nas notícias. Porém, de pouco adiantaria emitirmos cartas a toda hora sem nenhuma notícia mais conclusiva, espalhando temores e incertezas.

Esperamos, daqui pra frente, levar novas e boas notícias a todos.

Abraços,

APABAM – Associação dos Funcionários Aposentados do Bamerindus

Antonio Campos Silva Jr.
Presidente

Alcion Sponholz
Diretor Relações Sociais

Cadastre seu email e receba nosso informativo

Voluntários da Pátria, 475 22ºandar | sala 2211 | 80020-926 | Fones: (41) 3232 4821 |  (41) 3324 5597