Por Onde Anda - Jacintho Gabriel Machado

15/10/2018

clique para aumentar
ou diminuir o texto

* Texto publicado originalmente em nosso jornal Fator A, edição 23, de setembro de 2011
Edição: Raphael Ramirez


Nascimento em 14 de abril de 1939, em um sítio à aproximadamente 7 km da cidade de Recreio-MG. Filho de Otacílio e Luzia, ambos brasileiros, sendo o sétimo filho de um total de 16. Minha infância foi tomada por inúmeras obrigações desde os seis anos. Estudei no Grupo Escolar Olavo Bilac e conclui o curso de técnico em contabilidade no Instituto Galeno, em São Cristóvão - RJ. De família simples de sitiantes, trabalhei até os 20 anos na roça, sendo meus pais responsáveis pela minha honestidade e educação. Iniciei minha carreira profissional em 1963, no Banco de Crédito Territorial S/A, na Rua do Carmo 62, no Centro do Rio, exercendo a função de auxiliar de conta corrente, chegando a sub-contador no mesmo banco, na matriz da Rua 7 de Setembro, também no Centro.

No ano de 1973 o Banco de Crédito Territorial S/A foi incorporado pelo Banco Bamerindus, onde comecei como encarregado (EMC. IV - III - II - I). Fui Chefe de Serviços nas agências Cinelândia, Vicente de Carvalho, 7 de Setembro, Gomes Freire, Visconde de Inhaúma, etc., todas no Rio.

Passei a exercer a função de orientador de serviços e supervisor, permanecendo até minha aposentadoria. Participei de inúmeros cursos de aperfeiçoamento em várias capitais, inclusive Curitiba.

São muitos os colegas que me trazem recordações, além de todo o grupo fixado no Rio. Fui responsável (por rodízio) por todas as agências do Estado Rio de Janeiro, e algumas do Espírito Santo e Minas Gerais, não deixando nenhuma restrição.

Minha história como o BBB foi de “sobrevivência”, haja vista de que vim de um banco pequeno. A relação com a alta diretoria não foi constante devido viagens, mas sempre mantive bom relacionamento com Dr. José Eduardo, Dr. José Márcio Peixoto, Sr. Jair Jacob Mocelin, Sr. Rodrigues, Sr. Domingos, Sr. Ferrari, Sr. Maurício de Souza, e outros, além de todos os funcionários e gerentes de minha região. Com o Sr. Avelino tive contatos apenas quando este visitava a Agência 7 de Setembro.

Aposentei-me em janeiro de 1994, com 53 anos, cumprindo os estatutos do BBB. Hoje, com uma vida normal, sem atividade profissional, cuidando apenas de pequeno sítio de minha propriedade onde lido com animais e hortaliças, para relaxar. Acompanho os trabalhos da APABAM por meio de comunicações, informes, jornal e site. Devido à distância não freqüento nenhum clube de campo de nossa associação.

Sou casado com Gircélia de Carvalho Machado, tenho uma única filha, Sônia Lara e dois netos - Gabriel e Cecília. Todos nascidos no Rio de Janeiro e hoje mineiros de coração. Resido em Recreio-MG, a 450 km da capital mineira e 280 km do Rio de Janeiro. A cidade possui 12.000 habitantes e já é conhecida por vários Apabeanos.

Tenho 72 anos, e concluo que nós temos aquilo que merecemos, de acordo com o que fizemos para tal. Curto a vida de acordo com minhas possibilidades, mas feliz com o que conquistei. A meu ver, a felicidade não está no valor de nossos vencimentos.

Cadastre seu email e receba nosso informativo

Voluntários da Pátria, 475 22ºandar | sala 2211 | 80020-926 | Fones: (41) 3232 4821 |  (41) 3521 5460