banner

você está em: Entretenimento Biblíoteca de Histórias

Por Onde Anda? - Paulo Roberto Nunes

21/10/2022

clique para aumentar
ou diminuir o texto

* Texto publicado originalmente em nosso jornal Fator A, edição 50, de outubro de 2022
Edição: Raphael Ramirez

Meu nome é Paulo Roberto Nunes, iniciei no BAMERINDUS em 28/05/1974, num Departamento chamado DEPOM – Departamento de Organizações e Métodos, aos 14 anos de idade, pode se dizer uma criança. Meu cargo inicial foi de Continuo Aprendiz; fui trabalhar na gráfica deste departamento onde eram feitos os Manuais e Circulares Internas para serem encaminhadas às agências e Departamentos.

O Departamento naquela época era gerenciado pelo Sr. Maeda; meu chefe imediato era um rapaz chamado Ademir. Tínhamos outros garotos trabalhando na área, porém não me recordo mais os nomes, com exceção de um, Jean Carlo (inclusive se aposentou há pouco tempo no HSBC). Fiquei por um ano nesta área, sendo transferido para o GEPRO – Gerência de Processamento, onde fui trabalhar com o Sr. Miltinho no CMC7 e Xerox, onde fiquei até 1976.

No mesmo ano fui transferido para a Agência Urb. Brasilio Itiberê – Curitiba – Pr, com promoção para Auxiliar III, naquela época o Chefe de Serviços era o Sr. Moacir Xavier Farias e o Gerente Sr. Falavinha. Fiquei nesta agência até 1979, quando já tinha o cargo de ENCARREGADO II, sendo transferido com Chefe de Serviços para Minas Gerais.

Lá chegando, fui trabalhar na Agência de Contagem-MG, onde permaneci até 1981. Retornei a Curitiba para trabalhar no DESER – Departamento de Serviços. O Gerente Geral era o Sr. Ayres e, dentro de Deser, meu cargo inicial foi de Analista de Serviços, na área gerenciada pelo Sr. Capitelli, tendo como colegas de trabalho Van Horia Gregorio, José Carraro, João Martins, entre outros.

Após dois anos, fui convidado pelo Sr. Altemir Gugelmin a fazer parte da equipe de Orientadores, fazendo viagens a principio para a Região de São Paulo. Trabalhei no DESER por uns 12 anos, fazendo parte da equipe de Núcleo de Orientações Curitiba e depois na FIBAN, como Auditor. Trabalhei na Holding do BBB como auditor por dois anos e, em seguida, fui trabalhar na área de Operações (Diretor Sr. Celestino). Lá permaneci por 5 anos trabalhando com uma equipe maravilhosa, composta por Suely Cardoso, Sergio Loução, Mario Mileo, Eduardo, Jair Bittencourt, Cezar Junior e muitos outros.

Com a aquisição do Bamerindus para o HSBC, trabalhei por um período de dois anos na área de atendimento a órgãos governamentais. Em seguida, fui trabalhar na área de Produtos por mais 2 anos, na IT (Area de Segurança da Informação), e encerrei minha carreira em janeiro de 2013, na área de Produtos no Palácio Avenida. Um total de 39 anos e 6 meses.

Fiz muitos amigos no banco, e tomo a liberdade para citar aqueles que ainda mantêm contato e aqueles que sinto saudade: Mario Mileo (falecido), Suely Cardoso, Cezar Junior, Marilene Domingues, Sergio Loução, Jair Bittencourt, Van Horia, Jose Carraro, João Martins, Ismael Siqueira (falecido), Carlos Roberto Cominski (meu compadre), Ary Yijima, Altemir Antônio Gugelmin e sua esposa Elir, e muitos outros. Se for escrever sobre todos faltaria paginas, mas tenho boas recordações de todos.

Diversas situações ficaram marcadas na minha memória, mas as viagens a serviços do DESER e FIBAN são as que mais me marcaram. Muitas coisas aconteceram: pegar ônibus errados e entrar em agência errada, ser assaltado indo visitar agências, conhecer e fazer amigos os quais acabaram por ser compadres e comadres. Bons tempos.

Após a minha aposentadoria, em janeiro de2013, fiquei por quatro anos parado. Em 2017 fui convidado pelo Sr. Gugelmin para fazer Manuais na Coopesf. Em seguida ingressei no Conselho Fiscal da Coopesf e hoje ainda faço parte da cooperativa, no cargo de Diretor Administrativo.

Sou casado com a Sra. Lygia, tenho um casal de filhos (Bruno e Rhaysa), ambos casados, e um neto, Guilherme, o amor de minha vida.

Não só acompanho os trabalhos da Apabam como faço parte como Diretor da atual gestão. É ótimo manter este contato e fazer parte desta equipe onde inclusive já fiz parte do Conselho Fiscal.

Gostaria que, dentro da possibilidade de cada um, sempre que possível contate a ABABAM ou venha nos visitar: foi criado um ambiente para receber todos os associados para uma visita, fazer aquele encontro e esclarecer dúvidas em relação ao APABA. Façam uso deste ambiente, mande sugestões. Estamos lá para ajuda-los. Um grande abraço a todos.

Cadastre seu email e receba nosso informativo

Voluntários da Pátria, 475 22ºandar | sala 2211 | 80020-926 | Fones: (41) 3232 4821 |  (41) 3324 5597